Organizado é melhor!

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Como organizar documentos


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Vamos aproveitar o inicio do ano para organizar nossos documentos, e colocar no lixo toda papelada que fica só acumulando nas gavetas.

1- Você vai recolher em uma caixa todos os papéis espalhados pela casa.

2Descartar toda a papelada inútil.  Atenção, verifique um por um antes de jogar no lixo.

3- Selecionar e separar todos os documentos em categorias.  contas a pagar, contas pagas, documentos pessoais, manual de instruções/garantias, notas fiscais, holerites/contra cheques,  pet, exames médicos, etc.

 

Documentos Pessoais

Procure fazer uma pasta para cada membro da família: certidão de nascimento, cartão vacinas, CPF, curriculum  escolar, titulo eleitor, passaporte, certidão casamento.

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Documentos Pagos

Como são documentos de uso constante procure deixar em local de fácil acesso.

Pode usar uma pasta sanfonada ou uma pasta  com sacos  plásticos: água, luz, telefone, cartão crédito, escola, aluguel,…

Procure deixar uma divisão para os comprovantes que você vai usar no IR.

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Documentos Diversos

Certificado de garantia (colocar junto nota fiscal), manual de instrução, documentos carro (IPVA, licenciamento), documentos casa (registro do imóvel, IPTU,….), I.R, contra cheques, exames médicos.

Procure não fazer pastas muito grossas, monte pastas conforme sua necessidade.

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Documentos a vencer

Também são documentos de uso constante então deixe em lugar de fácil acesso.

Você pode usar pasta sanfonada pequena, com as datas de vencimento.

Todo  domingo procure dar uma olhada nesta pasta para verificar as contas que vão vencer na semana.

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Antes de começar a organizar procure ter em mãos todo o material que irá utilizar.

Use pastas, caixas, arquivos conforme seu estilo pessoal e ao espaço disponível,  além do aspecto prático da organização também vai servir como decoração .

Não é preciso organizar tudo em um dia.

Todos da família devem saber onde estão os documentos. Se você quer eliminar papel pode solicitar contas por e-mail e depois de pagas você pode digitaliza-las.

Uma vez por ano as empresas devem enviar um recibo de quitação do ano anterior, assim você elimina um monte de papel.

Para manter a organização procure colocar os documentos  de volta ao seu lugar assim que terminar de usar ou tenha um dia da semana para fazer isso.

Não esqueça que ao descartar documentos e contas você deve  cortar ou queimar a fim de evitar o roubo de dados pessoais e a utilização em documentos falsos.

Espero que tenham gostado!